Conhecer a moda não está errado

18.2.15




- Acabei de ver as sombras e achei uma seca. – digo eu, com um ar de aborrecida.
- Mas uma seca mesmo? - respondem-me.

É isso mesmo: o pessoal duvida mesmo depois de ter lido mundos e fundos sobre o filme nesta última semana. Porque ver é preciso. É preciso satisfazer a curiosidade sobre aquilo de que todos falam.

Quando a história dos livros começou, não posso dizer que corri para comprar, mas acabei por ceder à moda a uma certa altura. Para quem me perguntava, a minha resposta era sempre que “não é literatura de qualidade”, mas leram-se bem. Ler-se bem é diferente de gostar ou de recomendar, mas é preciso calar a curiosidade.

Falhas de tradução, muitas repetições e uma história que depois do segundo livro já estava mais gasta do que as jeans especiais do Mr. Grey, mas li. Ter lido os livros não fez de mim uma pessoa melhor, mas confessemos que todos nós já lemos ou vimos coisas que não nos acrescentaram grande coisa. Estudar comunicação também é conhecer as modas, mesmo quando não as seguimos inteiramente. Conhecimento e imparcialidade, diria eu se estivéssemos a falar de política. Ou não serão todas estas coisas diferentes políticas?

Hoje foi o dia em que guardei umas horas para ver o tão criticado filme. Expectativas lá em baixo, uma chávena de café e aqui estava eu a assistir ao filme que mais pessoas levou até ao cinema nos últimos tempos. E sabem? Foi muito chato! Pior do que os livros, até.

Realço a banda sonora e os planos de filmagem conseguidos com os espelhos e os reflexos de ambiente. De resto, queridos leitores, não pensem em grandes histórias nem num enredo excepcional. – Ainda podem levar alguma fé nos olhos do Jamie ou no rabiosque da Dakota, mas até para isso uma hora e meia é demasiado. - Mas vejam. Ou, se não virem, não caiam naquele típico erro de falar sobre o assunto. Afinal de contas, ler os livros não foi tempo bem passado e ver o filme também nem por isso; mas fiquei a conhecer… e conhecer e opinar são efectivamente duas das grandes capacidades da sociedade. Desde que estejamos dentro do assunto, porque falar de papel sem mencionar a floresta é sempre um tiro no escuro.



E a vida não é só feita de qualidade. Ou nunca experimentaram aquela estranha imitação de Nutella?

Daniela Carreira Peralta


Também vais gostar:

15 comentários

  1. Eu ainda não li os livros nem vi o filme, confesso que quando ouvi falar dos livros não me puxou para ler...mas concordo contigo, nada como conhecer antes de criticar! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se decidires ler, aconselho assim uma época em que estejas livre, para que os leias todos de uma vez "para não mais voltar" :p Beijinhos

      Eliminar
  2. Ainda não vi o filme, li só o primeiro livro porque estava na moda e queria perceber porque se falava tanto mas confesso que ouvir a soundtrack deste filme dá-me imensa vontade de o ver maaaas já se ouviu tanta coisinha má que até tenho medo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ver não custa. Também não é assim uma coisa insuportável :)

      Eliminar
  3. Uma curiosidade que tenho é a de saber como é possível alguém criticar algo sem ver / conhecer /ler / experimentar. Parece impossível, mas algumas pessoas conseguem e assim nasceram as criticas sem qualidade. Esta opinião - independentemente de concordar ou não com ela - foi a melhor que li até hoje!

    ResponderEliminar
  4. Olá, Daniela!
    Obrigado pelo comentário e por passares no meu blogue!
    «o resto é silêncio» ainda anda em remodelações e estou a tentar erguer o blogue de modo a tornar-se mais activo, espero que acompanhes!
    Em breve vão haver novidades e, talvez, parcerias com alguns colegas "escritores".

    Mais uma vez, obrigado por visitares e seguires!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa, Ricardo! Cantinhos com letras de qualidade são sempre um ponto de visita no meu mapa :)
      Sucesso para ti e para os restantes. Continuarei a visitar, decerto. Espero-te também por aqui. Beijinhos

      Eliminar
  5. Confesso que não estou curiosa em ver o filme :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não vires também não perdes grande coisa! :)

      Eliminar
  6. obrigada minha querida :)
    ainda não vi o filme, mas hei-de ver se é tão mau como dizem eheh

    ResponderEliminar
  7. Li os livros, que achei muito mauzitos, e já ouvi muitas críticas ao filme mas, mesmo assim, não resisto a ver. Gosto de opinar com conhecimento!

    ResponderEliminar
  8. Li o primeiro livro, e a curiosidade em saber como ficava a história levou-me a ler o segundo. E depois meh, fartei-me das personagens e da história em si, que não vai a lado nenhum. Pensei que poderiam haver segredos mais obscuros, explicações sobre a vida do rapaz que fossem mais elaboradas, e quando percebi que não haveria nada disso, perdi o interesse.

    Quanto ao filme, acho que vou esperar que "apareça" online, pois prefiro ir ao cinema ver algo que tenha a certeza que vai valer a pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ir ao cinema apenas por causa do filme não vale mesmo a pena. Já há por aí online. Eu vi :) Beijinhos

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.