De mochila às costas e de cão à perna

9.4.15





«Passear o cão por tantos meses? Mas para quê?». Foi provavelmente o que vos passou pela cabeça quando comecei a levantar o véu desta “noiva”. A verdade é que há mesmo quem o faça! E quem me conta esta história é João Abel Oliveira, criador do projecto A Procura.  


João é natural de Ourém e considera-se um «aventureiro dos tempos modernos com Internet, telemóvel e painéis solares”. E é mesmo isso que ele faz! Aventura-se. Pega no cão, o Godo, e parte em aventura durante quase seis meses. De mochila às costas e de chapéu-de-sol pousado na cabeça, este jovem de 28 anos passeia pelas terras de Portugal. Tanto as mais conhecidas como as menos conhecidas o albergam, a ele e ao cão, que considera ser «um louco lambão e social com um charme fora do normal» que «nasceu para marcar o território nacional de Norte a Sul».

A Procura nasceu em 2014. Foi no dia 12 de Abril do passado ano que estes dois compinchas se aventuraram pelo Norte de Portugal. Que pare já quem está aí desse lado a pensar que seis meses à deriva com uma cama de rede às costas serviu de lição a estes dois! Pois será já no próximo dia 12 de Abril que o João e o Godo iniciam uma nova aventura. Desta vez, pelo Sul de Portugal.

Quando menciona esta decisão aos amigos e conhecidos, este aventureiro conta que as pessoas acham que ele está «a brincar com elas». Outras acabam por lançar um «ganda maluco» para o ar. Mas este amor à descoberta e à adrenalina é grande. João fala que este é um método eficaz para se «perder e encontrar» que vai ao encontro dos seus sonhos. «Sempre sonhei em fazer uma brincadeira destas, pegar em 18kg de felicidade e ir ser livre à minha maneira Portugal adentro», conta-me.

Os amantes da rotina e do equilíbrio acharão esta ideia impossível de concretizar. Quando lhe falo em rotina, o João comenta que, para ele, a «rotina nos mata lentamente até sermos robotzinhos que deslizam pelo mundo». Acrescenta, ainda, que não há «nada melhor para conhecermos Portugal, a Europa e o Mundo, e principalmente a nós próprios - os nossos limites e do que somos capazes fora da nossa zona de conforto». Mas esta ideia pode ser complicada para alguns de nós. E acabo por provocar o João: «Lá se vão o frigorífico recheado, a toalha fresca depois do banho, o micro-ondas… Como consegues?». Responde-me de forma inteligente que quase nos faz querer ir: «Lá vêm as estrelas a iluminar o céu, o acordar com o nascer do sol a subir rio acima, lá vêm paisagens de me fazer pingar do olho. É com estes prazeres que suprimo esses “luxos”». Dou-me por vencida.

Vencida, sim. Mas são quase seis meses de cama de rede às costas ao lado do Godo. É muito tempo para ocupar! «Por vezes passo o tempo num qualquer tasco da aldeia a partilhar a minha história e a recolher informação da zona. É crucial encontrar pessoas que me indiquem locais bonitos que só as gentes daquela zona conhecem», explica-me o aventureiro. Afinal de contas, a aventura é feita por mais gente. Mesmo que essas gentes durmam no quentinho de suas casas, elas fazem parte.

O grande propósito desta dupla é encontrar locais pouco conhecidos e, sobretudo, tentar que «mais gente saia de casa e vá passear». Não sei se esta história vos vai inspirar ou se não, mas fica por aqui decidido que A Procura, o João e o Godo virão de vez em quando ao Letras e Gavetas dar notícias da aventura de seis meses que começa já no próximo dia 12. 



Também vais gostar:

9 comentários

  1. Quero saber mais sobre esta aventura!
    Não é fácil uma pessoa libertar-se da sua zona de conforto...Fantástico! :)

    http://glamourandsparkletrends.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles vão aparecendo por aqui :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Gostei muito, tu tens um estilo de escrita dinâmico e parece que estás mesmo a falar connosco! :)
    Já em relação ao João, admiro muito a coragem e desapego dele, algo bastante comum hoje em dia, ainda bem que há pessoas destas para nos inspirar e fazer ver o mundo de outra forma!

    beijinhos *
    eighteen and a life

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Sara! É bom saber que parece natural. Porque é! :)

      O João decerto que agradece. É uma aventura. Beijinhos*

      Eliminar
  3. Que ideia mais original! Estou desejosa por saber das próximas aventuras!
    Minha querida, obrigada por seguires o blog, estou a seguir de volta x
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | YOUTUBE CHANNEL |

    ResponderEliminar
  4. Great blog♥

    How about follow each other?
    I follow your blog. Waiting for you♥
    Take part in my Giveaway♥
    My Blog: http://juliemcqueen.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Hi there babe, how isit going?
    Great post though, i love it, thank you for sharing this with us..

    New post on my blog if you're interested.
    Meet my boyfriend - Girlfriend tag.
    www.its-dominica.blogspot.co.uk

    Anyway have a lovely weekend!
    Stay in touch.
    Kisses!

    ResponderEliminar
  6. Conta maaiiiiiis! =P

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.