Já conhecem o novo Hostel de Alcobaça?

7.10.15


 

Foi quando eu estava ainda na Alemanha que abriu o novo Hostel de Alcobaça, o Hostel Rossio de Alcobaça. Na altura fui acompanhando as novidades via Facebook e através das versões online dos jornais regionais. Agora, de regresso a Portugal, fui tentar conversar com a Clara Libório sobre este espaço muito giro que tem uma vista estrondosa - e que ainda tem menos de três meses. 


Clara Libório é a proprietária do Hostel Rossio Alcobaça. Tem 38 anos, é natural de Alcobaça e é arquitecta. Cresceu em Alcobaça, abandonou a região para estudar e, uma vez nunca ter deixado de lado a ideia de voltar a Alcobaça… voltou. “Alcobaça é um dos cenários da minha vida”, escreveu-me, acrescentando: “é um local muito agradável para viver, calmo, perto de tudo, com qualidade de vida”.


Mas, e afinal, o que é isto do novo Hostel? A Clara contou-me e eu conto-vos: a ideia surgiu-lhe há quase 3 anos quando estudava Gestão Cultural e se via a cruzar caminhos de Arquitectura com caminhos de Turismo Cultural. “Com a crise na construção civil a acentuar a crise na arquitectura, comecei a pensar em alternativas e esta foi uma das que mais pontos favoráveis reuniu”, desabafa a jovem, acabando por confessar que “não houve muitas dúvidas” quanto a este projecto.


Distanciado a apenas 100 metros do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, o Hostel Rossio é avaliado na Booking com uma nota de 9.7 (em 10). Clara acaba por descrevê-lo como um espaço “muito simples, despretensioso, mas cómodo e acolhedor” cuja oferta varia entre suites, quartos com WC partilhada, suites familiares (para 4 pessoas) e quartos dormitórios (para 5 pessoas). A cozinha, a sala e o terraço com vista para o Mosteiro e para o Castelo são áreas partilhadas por todos os hóspedes. E se a intenção é mesmo tirarem uns dias de descanso, digo-vos já que a limpeza é diária e as roupas ficam ao cuidado dos colaboradores do Hostel Rossio!, não vos adianta de nada irem para lá com aquele bichinho da limpeza atrás… Podem mesmo guardar esse tempo para apanhar um sol no terraço a olhar para os dois principais monumentos da cidade. Os preços? Não me esqueci deles. Variam entre 16 e 38€ por noite. Quanto às reservas, estou certa de que podem fazê-las via Booking, via email (geral@hostelrossioalcobaca.pt), telefone (262 598 237) ou até mesmo no site oficial do Hostel. Quanto à morada: Praça 25 de Abril, nº 15, 2460-018 Alcobaça, Portugal.


Opiniões, essas, já são muitas. Mas é a mais recente que Clara recorda: “foi a de uma simpática alemã, que quando acordou de manhã, veio procurar-me e contou-me que depois de 3 ou 4 meses a viajar por vários continentes (sempre em Hostels), adorou o Hostel Rossio Alcobaça, rematando com um Best Hostel ever!”. Quanto às peripécias habituais, a proprietária confessa que ainda não tem muitas para contar, embora que destaque o facto de alguns hóspedes, “aqueles que ficam mais tempo e acabam por fazer um dia-a-dia perto de nós” fazerem com que se crie uma familiaridade muito curiosa – juntando-se, até, as crianças hospedadas no espaço a brincar com a filha de Clara.

A mensagem que Clara deixa é que “há sempre forma de dar a volta! As melhores ideias surgem nas crises, quando as portas se parecem fechar. E sobretudo temos que ter resiliência, capacidade de nos adaptarmos.” Alcobaça é uma “terra de artistas, músicos, com um artesanato muito rico, excelente agricultura, magnífica gastronomia”, deixa Clara em jeito de convite a todos nós.


Também vais gostar:

1 comentários

Com tecnologia do Blogger.