O Alfaiate Lisboeta deu aqui um salto

16.11.15



É em José Cabral, lisboeta, licenciado em Sociologia, que falamos quando mencionamos O Alfaiate Lisboeta por aí – o blog que une pessoas bonitas, fotografia e palavras que contam histórias. Depois de algum tempo em contacto com o José aproveito para mencionar que faltou ali um “simpático” e um “criativo” no lote das curiosidades que “envirgulei” de início. 

O Alfaiate Lisboeta nasceu em 2009 e foi a forma que José Cabral encontrou para “expressar o que quer que estivesse por expressar”. Fotografa pessoas que se passeiam pelas mais diversas ruas do mundo. Pessoas bonitas, cheias de boa energia e que representam estilos e modas completamente diferentes. Aos leitores que não resistem em perguntar se aquelas pessoas andam mesmo na rua assim tão bonitas e compostas, José confessa que responde afirmativamente "com algum enfado". Mas também compreende a versão dos leitores: “é que parece difícil de acreditar, é tudo tão bonito”. Não é este um grande elogio aos conteúdos do blog?

Ousei falar de fotografia e de escrita na entrevista. O José respondeu-me logo que “é escrever que é verdadeiramente especial”. - Bem sei, José. Bem sei! – Sobre moda diz que percebe “muito pouco”. Mas conta que o truque é ser “uma pessoa atenta à forma como as pessoas se expressam; e a forma como nos vestimos é, mais que tudo, uma forma de expressão”. Seja como for, tenho cá para mim a ideia de que O Alfaiate Lisboeta será, enquanto durar, um ponto de encontro para tudo o que é moda. E para todas as pessoas bonitas quantas se cruzem com o José quando ele andar de máquina fotográfica ao ombro.

Três anos depois do seu nascimento, O Alfaiate Lisboeta deu origem a um livro que junta muitas pessoas e muitos estilos. Sobre a relação que se cria com os fotografados, José orgulha-se: “o blog não mudou um centímetro. E sabe porquê? Porque o meu amor e carinho por ele também não. Se abrisse agora o livro do blog dificilmente não conseguiria reproduzir o nome de todas aquelas pessoas.”


J. LISBON: A marca masculina que se seguiu ao blog

Nasceu em Novembro de 2014 – sim, sim! Como o Letras E Gavetas! – e é uma marca online que vende roupa e acessórios para homem. José diz-me que esta é “uma marca de retalho que pretende inspirar o homem com uma selecção de marcas e produtos seleccionadas por mim e que investe na experiência de produto online e no apoio cuidado ao cliente”. A J. LISBON surgiu claramente na mesma linha d’O Alfaiate Lisboeta e deixa o cliente deliciado com as descrições pessoais que acompanham as fotografias (também elas casuais e personalizadas).

José Cabral explica no site da marca qual o seu grande objectivo: “Porque experimentar um produto é mais que contemplar uma imagem sem contexto. É mais que contemplar um modelo com as medidas estandardizadas e a cabeça cortada, fotografado contra um fundo em tom pastel. É conceber um produto em nós. É descobrir um produto pelos mesmos padrões e contextos visuais em que haveremos de conviver com ele e, porque não, conseguir imaginar como seria se o trouxéssemos vestido ou calçado e idealizar que impacto teria junto da nossa namorada ou amigos”. 

Com a criação da marca online, este lisboeta criativo pretendeu, também, criar uma loja onde se sentisse seguro porque tem por hábito fazer parte do grupo gigante de pessoas que não se sentem seguras a fazer compras online. Até agora, garante, “o feedback é fantástico”. E haverá novidades muito em breve. Pelo menos, foi o que José Cabral me segredou na entrevista. 


Também vais gostar:

1 comentários

  1. Gostei de conhecer o Alfaiate através do teu blog, sem dúvida uma personagem de referência na blogosfera! :)

    beijinhos *

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.